Célia Alves assume funções como (a primeira) presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada

Célia Alves assume funções como (a primeira) presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada

Quem já ouviu dizer “há sempre uma primeira vez para tudo”? A verdade é esta: pela primeira vez na história há uma mulher a ocupar o lugar de presidente na Confraria dos Enófilos da Bairrada. Chama-se Célia Alves, trabalha nas Caves São João desde Maio de 2004, onde acumula as funções de gerente com e directora de produto, e a partir de ontem tem em mãos o mais alto cargo da confraria báquica mais antiga de Portugal, a qual e continua em actividade e cuja constituição data de 11 de Junho de 1979.


Na vice-presidência estão Carlos Campolargo, produtor da Campolargo Vinhos, e José Pedro Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Bairrada, e a mesa da assembleia geral continua com António Dias Cardoso, conhecido por “Senhor do Vinho” por contribuir para a promoção da enologia na Bairrada.

O cargo de presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada atribui a Célia Alves responsabilidades na defesa e valorização, bem como no prestígio e na divulgação dos vinhos da Região Demarcada da Bairrada, quer dentro do país, quer a nível internacional. Esta eleição vem também afirmar o papel notório e notável das mulheres no universo vitivinícola na Bairrada.

Na ordem dos trabalhos está implícita a finalidade de levar os vinhos da região a novos mercados e a novos públicos e, ao mesmo tempo, consolidar aqueles em que já estão presentes, bem como enaltecer a mais-valia associada à versatilidade do terroir bairradino, uma vez que a oferta dos produtores é múltipla – desde espumantes a vinhos envelhecidos em garrafa, passando pelos tintos, pelos brancos e pelas aguardentes –, factor determinante para que a Bairrada marque uma posição diferenciada no mundo dos vinhos. 

Sobre Célia Alves:
Célia Alves tem 43 anos, é licenciada em Engenharia Alimentar, pela Escola Agrária de Coimbra (1994-2000), tem uma a pós-graduação em Segurança Alimentar, na Universidade Católica Portuguesa  do Porto (2002-2003) e fez o estágio de final de curso de Técnicas de Vinificação, Acompanhamento de Vinificação e Técnicas Laboratoriais, na Estação Vitivinícola da Bairrada. Assume o cargo de gerente, desde 2008, na Caves São João, em Sangalhos, empresa onde ingressou em 2004, como directora de produção e, actualmente, acumula as funções de directora de produto. A ingressão no universo dos vinhos é o resultado de uma paixão transmitida pela avó paterna, Benilde, uma pequena proprietária de uma casa agrícola que detinha olivais e vinhas onde, já em criança, Célia Alves acompanhava a vindima.
 

Comentários

Mensagens populares