Chã - um vinho do Fogo

Surpreendida foi o estado em que fiquei quando uma amiga de faculdade me presenteou com este vinho....Meio ano antes, tinha-me escrito a dizer que tinha algo desconhecido para eu provar. Fiquei logo a imaginar o que seria. Sabia que vivia numa ilha e tinha visitado recentemente uma outra ilha. Imaginei logo que seria um vinho de uma das ilhas. Mas, qual ilha seria?! A dúvida desfez-se quando nos encontramos pelo Natal e me presenteou com este belo vinho branco da Ilha do Fogo, Cabo Verde.


Pelo que me comentou foi uma das últimas produções dos Viticultores de Chã das Caldeiras, pois com a última erupção vulcânica, em 2014, as vinhas que ficavam numa das encostas do vulcão foram parcialmente destruidas. Uma pena, pois é um vinho invulgar com grande frescura e embora seja um monovarietal de moscatel branco, a casta aqui adquire outra expressão. Este colheita 2013, agora provado em 2016 evidencia ainda juventude, com muita frescura e frutado, minerais e potássios -  aromas típicos de vinhos provenientes de terras vulcânicas. Embora o teor alcoólico seja de 14%, o álcool quase não se nota.
Um vinho que acompanhou excelentemente uma paella e satisfez gostos de profissionais e apreciadores de vinhos.
Obrigada Magda Palhinha por esta  bela recordação de Cabo Verde.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares