A Região de vinhos Valpolicella e os famosos Amarones

Segundo alguns estudiosos, o nome "Valpolicella" significa "vale das muitas adegas" (do grego polis, "muitos" e do latim cellae, "caves / adegas").


Na Região de Valpolicella DOC podem-se produzir 4 tipos de vinho tinto: Valpolicella , Valpolicella Superiore, Amarone e Recioto.
As principais castas permitidas na região são a Corvina, Rondinella e Molinara.
Na realidade, os Valpolicellas e os Amarones são feitos apenas com Corvina, Rondinella e Molinara. A primeira dá cor, caráter e maciez; a segunda contribui com a estrutura, e a terceira com a acidez e um delicado toque amargo.

O Amarone é um dos vinhos italianos mais fortes e concentrados. Depois de colhidas, as uvas depois de vindimadas são colocadas em caixas em locais bem arejados e deixadas a secar durante dois ou três meses. Esse processo de secagem faz com que o vinho ganhe concentração de aromas. Normalmente um Amarone tem aroma intensos e um sabor extremamente pronunciado e pode estagiar na garrafa durante muitos anos.






O Recioto della Valpolicella (vinho doce e a sua versão seca Amarone, são vinhos mais alcóolicos feitos de uvas parcialmente passificadas. Já o Valpolicella é um vinho seco e saboroso feito de uvas frescas, mas com frequência é reforçado com um período de fermentação com as peles que restaram do Amarone ou um pouco do próprio Amarone.

Em anos húmidos, este processo é favorecido pelo ataque dofungo Botrytis cinerea, também conhecido como "podridão nobre". Esse ataque incute nos vinhos mais maciez, complexidade e intensidade aromática.

Em Janeiro ou Fevereiro, a fermentação finalmente acontece, com uma  longa maceração.O vinho é envelhecido, por norma, em barris de carvalho usado,de cinco mil litros, durante um período mínimo de 25 meses. Alguns produtores já começam a usar recipientes menores de madeira nova, imprimindo aos seus produtos um estilo mais moderno. Esse estágio em madeira pode chegar a 48 meses. Antes de chegar ao mercado, o vinho estagia durante um ano em garrafa.

Tanto os Amarones como os Valpolicellas comuns podem trazer no rótulo o termo "Classico", o que significa que o vinho foi produzido na zona central da região, nas localidades de Fumane, Marano di Valpolicella, Negrar, San Pietro in Cariano e Sant'Ambrogio di Valpolicella.

O Amarone apresenta-se como um vinho encorpado, intenso, tanto em nariz como em boca. Normalmente, apresenta boa complexidade aromática com florais (violeta e outras flores vermelhas, às vezes flores secas), frutas (frescas, passas e cristalizadas), frutas secas (avelãs, nozes e amêndoas) e um toque típico de oxidação. Com o estágio em garrafa desenvolve aromas de especiarias (canela, noz moscada), além de couro, tabaco, trufa e outras notas de evolução

Comentários

Mensagens populares