Festa das Vindimas na Quinta da Boeira - Douro

Setembro é o mês das Vindimas. E foi neste contexto que a Quinta da Boeira realizou a primeira Festa das vindimas. Uma forma de brindar  e homenagear uma nova colheita, a região do Douro, a sua cultura, património e gastronomia regional.


Foi assim que durante o último fim de semana a Quinta da Boeira decidiu celebrar, reunindo um grupo de amigos, compradores e importadores e os levou a conhecer não apenas os vinhos da Quinta, mas o Douro, as suas gentes, cultura, património e gastronomia.

A viagem até à Régua.... O Museu do Douro

A viagem teve inicio na Foz do Douro, em autocarro até à Régua. Na Régua os convidados tiveram oportunidade de passear na margem do Rio Douro e visitar o Museu do Douro. Um lugar  icon para região onde é possível ver  a história da  atividade vinícola, a construção da paisagem, o percurso da produção de vinhos, o relevo, a fauna e flora, os rabelos, as quintas seculares, o património histórico, a tradição da vindima, os utensílios, e as imagens das grandes marcas de vinho do Porto. A visita terminou com o almoço no Restaurante do Museu onde foi possível degustar os vinhos brancos, rosé e tinto da Quinta da Boeira em perfeita harmonia com a gastronomia regional servida.








A viagem de Comboio Régua - Pocinho

A linha com inicio no Porto, tem desde a Régua até ao Pocinho um dos trajectos mais bonitos, sempre junto ao rio Douro e onde se pode disfrutar de uma paisagem deslumbrante por entre o serpentear do rio no Vale encaixado do Douro.


A festa na Adega.... a pisa a pé e o Rancho Folclórico 

O dia culminou com a  tradicional pisa da uva, uma das mais emblemáticas tradições do Douro,  realizada por alunos de Erasmus na UTAD, provenientes de nove países diferentes, que fizeram a pisa ao som de concertinas e músicas tradicionais do Douro.





O último dia da Festa das Vindimas foi dedicado à Cerimónia de Insigniação pela Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, onde se procedeu à entronização de algumas figuras ilustres, entre elas o Ministro da Cultura, Luis Castro Mendes, a secretária de Estado do turismo, Ana Mendes Godinho, António Augusto Fontainhas Fernandes, Reitor da UTAD, Mário Lima, Vice Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal - CAP, Maria Cristina Cunha Leite, importadora de produtos alimentares no Brasil, Claus Banholtz, proprietário de Loja de vinhos na Dinamarca, Preben Olsen, distribuidor de vinhos Portugueses na Dinamarca; Júlio Meirinhos, Ex Vice Presidente da Entidade Regional de turismo do Porto e Norte de Portugal; Dina Aguiar, Jornalista RTP, Susana Bonnail, Fundadora do projecto Europarques-EBI e gestora da Douro Valley Shop, entre outras personalidades de grande relevo no panorama nacional e internacional.







E, estes dois dias dedicados à primeira Festa das Vindimas da Quinta da Boeira, fizeram dela um marco no panorama das festividades da Quinta e da região do Douro, celebrando assim os seus vinhos de excelente qualidade, e a cultura, gastronomia e tradições de uma das regiões demarcadas mais antigas do mundo.




A Quinta da Boeira

As origens da Quinta remontam ao ano de 1850. Situada no coração da cidade de Gaia, está a poucos metros dos principais transportes, vias de comunicação e do Centro histórico do Porto.



A marca de vinhos está registada como empresa exportadora de vinhos do Porto desde Janeiro de 2017, no IVDP. A quinta está a produzir vinhos tranquilos de excelente qualidade. No seu portfólio conta com um vinho branco de 2017 composto por Malvasia Fina (40%), Rabigato (30%), Gouveio (20%) e Fernão Pires (10%), onde se destaca uma boa mineralidade, frescura e acidez, um vinho bem gastronómico e apelativo, um rosé  de 2017 bem ao estilo clássico, e um reserva tinto 2015 elaborado com Touriga Nacional (45%), Touriga Franca (30%) e Tinta Roriz (15%), com um estilo fresco, taninos firmes, acidez vibrante mas envolvente.




Na gama de vinhos do Porto encontra-se o vinho do Porto Reserva Tawny,  10 anos, 20 anos, 30 anos, 40 anos, Very Old Tawny, Colheita 2013, Vintage 2016, o Boeira Diamond White Wine.






Comentários

Mensagens populares