Tour Enogastronômico a Paris

Paris é sempre uma festa, principalmente, com o céu azul, sol e calor. Foi, assim, que a Cidade Luz nos recebeu para um tour enogastronômico, de uma semana.
Depois de meses, consultando os guias Michelin, Zagat, Frommer’s Europa, Gayot e Tripadvisor, escolhemos alguns restaurantes com uma estrela Michelin, que tivessem custo/benefício acessível ao bolso do grupo. Só houve uma exceção, fomos, também, a um três estrelas Michelin.
Normalmente, priorizamos o menu do almoço, porque tem a mesma concepção do jantar, aonde o chef traduz a sua criatividade, mas com um custo bem menor. Estes menus são preços fixos e, dentre algumas opções, escolhem-se três pratos: entrada, prato principal e sobremesa, e, em alguns restaurantes, têm-se a opção de trocar a sobremesa por um prato de queijos sortidos, que são imperdíveis.
À noite, para relaxar, depois dos almoços maravilhosos, fomos a wine bars – Bar à Vin - para tapearmos. Procuramos sempre beber vinhos nacionais e desconhecidos, o que nos traz novos conhecimentos enológicos.
Conheçam um pouco sobre os restaurantes escolhidos:
1 – La Truffière   - * Michelin
Um restaurante romântico, dentro de uma caverna, com uma decoração moderna e bem interessante, com um atendimento impecável.
O Chef Jean Christophe Rizet apresenta uma gastronomia francesa criativa onde sabores, aromas e texturas despertam a nossa imaginação e revelam a riqueza de sua diversidade. Ele só utiliza produtos frescos – de “marché et saison”. ´
É um restaurante especializado em trufas, foie gras, peixes, carnes e caças. Também, possui uma carta de vinhos de mais de 4.600 referências, onde podemos encontrar vinhos de Champagne, Bordeaux e Borgonha, além dos grands crus.
Além disto, o restaurante elege um vinho do mês, com o preço bem acessível. No nosso caso foi um Chablis, 1ère Cru, do produtor Garnier, por 45,00 euros. Estava esplêndido.
O grupo escolheu este restaurante como um dos melhores do circuito.
Endereço: 4 Rue Blainville, - 75005
Valor do menu de Marché – 38,00 euros



2 – L’Arôme - * Michelin
Restaurante estrelado desde 2009, possui uma alta gastronomia, onde se vive momentos de emoção e deleite.
É elegante, bem decorado e localizado num dos bairros mais chics de Paris. Os chefs Eric Martins  e Thomas Boullaut produzem uma cozinha de autor, com bastante requinte e produtos de alta categoria.
A carta de vinhos é bem variada, rica em grands crus e produtores exclusivos. Há uma perfeita interação entre a cozinha, os vinhos e o serviço.
Vale a pena conferir.
Endereço: 3 Rue Saint-Philippe du Roule – 75008
Valor do menu do almoço: 59,00 euros




3 – Un Dimanche à Paris – sem estrelas
Domingo é um dia difícil de se encontrar um restaurante estrelado em Paris, assim, optamos pelo Un Dimanche à Paris que era perto do nosso hotel.
Segundo seu criador, Pierre Cluizel, o domingo não é um dia como os outros, logo, ele imaginou um local onde se pudesse reunir tudo que se sonha em relação ao chocolate.
A filosofia do lugar é dividir a felicidade e apreender a poesia do chocolate e seu universo. Assim, ele criou uma loja-conceito, onde estão reunidos uma boutique de chocolate, um bar, um restaurante, um salão de chocolate, um lounge, ateliers e a cozinha da pâtisserie/chocolateria.
O local é interessante porque fica numa passagem antiga no Cour de Commerce Saint André.
A cozinha é criativa e traz chocolates na elaboração dos pratos. É  boa, sem exageros, mas nada excepcional.
1.      Endereço: 4-6-8 Cours du Commerce Saint-André, 75006 Paris, França
Tél :+33 1 56 81 18 18

Valor do menu do almoço: entrada +prato ou prato+sobremesa – 32,00euros ou
entrada, prato e sobremesa – 39,00 euros




4 – Jean- * Michelin
O restaurante possui uma decoração calorosa e intimista e é estrelado desde 2006.
O Chef Attilio Marrazzo oferece uma gastronomia simples, mas não simplista, utilizando produtos frescos. Assim, o menu do almoço muda todos os dias de acordo com os ingredientes encontrados no mercado.
A carta de vinho é variada e possui alguns vinhos biodinâmicos. O serviço é correto.
Achei o restaurante um pouco caro pelo que nos ofereceu, apesar do serviço e da cozinha serem corretos, mas sem surpresas.
Endereço: 8, rue Saint-Lazare  75009
Tél. : 01 48 78 62 73
Valor do Menu do Almoço – 50,00 euros 



5 – Mére Catherine – sem estrelas
Fomos comemorar o aniversário de um dos participantes do grupo em Montmartre e escolhemos o Mère Catherine por ser o restaurante mais antigo da região (fundado em 1793)  e o mais badalado.
Situado na Place de Tertre, cercado de pintores e turistas, é , sem dúvidas, um local pitoresco para um almoço alegre. Ficamos  no terrasse que pertence ao restaurante, bem em frente à sua sede e pedimos o menu de almoço.
A cozinha é tradicional e possui pratos típicos da culinária francesa que traduzem e resgatam a história e cultura do local.
A carta de vinho é bem enxuta: são 4 vinhos brancos e 4 tintos, 3 rosés e 4  champagnes. Nada, em especial.
A comida é honesta, simples e sem surpresas. Vale a pena conferir pela tradição do local.
Endereço: 6 place du Tertre 75018
Tél. : 01 46 06 32 69
Valor do Menu do Almoço: entrada+ prato ou prato +sobremesa – 27,00 euros
Entrada + prato + sobremesa – 36,00




6 -  Saturne -* Michelin
Tivemos uma péssima impressão do local. Foi considerado o pior restaurante escolhido. A decoração era moderna, agradável, mas pecou, principalmente, pelo serviço. Os garçons eram mal humorados e pouco receptivos.
A carta de vinhos é, essencialmente, de vinhos naturais. Pedimos alguns vinhos da carta e o sommelier, nem um pouco atencioso, nos disse que haviam acabado. Foram três tentativas sem sucesso.
Pedimos o menu do almoço e escolhemos, finalmente, o vinho. Qual não foi a nossa surpresa, depois de quinze minutos, a garçonete voltou e nos disse que teríamos de  escolher outro prato porque aquele havia acabado.
Ocorre que a segunda opção não agradou a maioria do grupo e não foi possível harmonizar os vinhos com os pratos solicitados.
Alguns do grupo não comem sobremesa e pedimos a substituição pelo prato de queijos. Hilário! Trouxeram uma porção de queijo parmesão em lascas. Ninguém comeu e achamos um desrespeito ao grupo.
Fica aqui uma pergunta: Como este restaurante pode ser estrelado? 
 Endereço: 17, rue Notre-Dame des Victoires - 75002
Valor do Menu do Almoço -  40,00



7 – Akrame - *** Michelin
É um restaurante pequeno, com uma decoração clean e bem elegante. O grande diferencial, já se nota na entrada do local. Os garçons são sorridentes, atenciosos e lhe tratam  com muita deferência.
Ficamos na mesa do chef, um pouco afastada do salão, porque éramos um grupo de seis pessoas. Excelente localização, bem perto da cozinha e com uma visão estratégica do que ocorria no restaurante.
O chef   Akrame Benallal (discípulo de Gagnaire e Adrià) nos apresentou uma gastronomia inusitada, cheia de surpresas, com sensações indescritíveis. Sua cozinha é fora dos padrões conhecidos porque aguça nossa imaginação ao tentar descobrir o significado de cada prato e seus ingredientes.
A carta de vinho era bem variada e o sommelier, muito competente,  nos sugeriu vinhos que harmonizavam perfeitamente com a diversidade de sabores dos pratos.
Foi um almoço dos deuses! Um dos melhores do circuito. Vale a pena conferir.
Endereço: 19 Rue Lauriston – 75016
Valor do menu do Almoço – 45,00 euros



Comentários

Mensagens populares