Andorra: vinhos de altitude

Considerações de Geografia Humana e Económica
O Principado de Andorra não é um membro pleno da União Europeia, mas usufrui de um relacionamento especial com a Comunidade, desde 1990. Entre as partes foi estabelecida uma união aduaneira, em vigor desde 01 de julho de 1991, que abrange os produtos dos capítulos 25 a 97, do Sistema Harmonizado de Designação e Codificação de Mercadorias (SH). Em conformidade, Andorra suprimiu os direitos aduaneiros e os encargos de efeito equivalente às importações provenientes da União Europeia.

Das terras do Principado de Andorra, apenas 2% são aráveis, o que restringe fortemente a sua produção agrícola e explica o facto de os alimentos serem quase todos importados.

O país funciona como plataforma para os mercados catalão e do sul de França – pela passagem anual de cerca de um milhão de consumidores permanentes destes países –, e apresenta a mais baixa taxa de desemprego do mundo, com 0,01%. Importa ainda sublinhar que mais de 16% da população residente em Andorra é de origem portuguesa, sendo, por isso, premente solidificar e aumentar a relação comercial entre Portugal e o Principado. 

Principais adegas: Borda Sabaté 1944, Casa Auvinyà, Casa Beal e Adega Mas Berenguer.

Principais uvas:
Brancas: Albarinho,Gewurtztraminer, Riesling, Viognier.
Tintas: Cornalin (Humagne Rouge, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Syrah.

Produtores de vinho em Andorra:
- Borda Sabaté 1944 (Escol e Torb)
- Casa Auvinyà (Imagine e Evoluciò)
- Casa Beal (Cim de Cel)
- Celler Mas Berenguer (Mas Berenguer, Trancat de Rocafort e 902 DC)












Andorra: vinhos de altitude

Os Vinhos dos Vales de Andorra são uma realidade graças a alguns viticultores autóctones que apostaram firmemente na elaboração de vinhos de qualidade, originais e com uma personalidade definida que criam valor acrescentado para se posicionar no mercado vitivinícola.
O melhor caminho para se dar a conhecer é mostrar o processo de elaboração tradicional e os vinhos criados, com respeito pelo ambiente, e as novas tecnologias aplicadas à vinha.

Comentários

Mensagens populares