Trás-Os- Montes mais que uma região

A região é conhecida pelo fumeiro, o azeite, as carnes, os queijos, o mel. A região vinicola está dividida em tres sub-regiões: Chaves, Valpaços e Planalto Mirandês. Cada sub-região tem um microfilma próprio, solos xistosos e graníticos.
Entre as castas tintas são permitidas a Trincadeira, Bastardo, Marufo, Tinta Roriz, Touriga Nacional e Touriga Franca. Nas castas brancas podemos encontrar a Síria, Fernão Pires, Gouveia, Malvazia Fina, Rabigao, Códega de Larinho, Bical e Viosinho.

A Experiência no júri do Concurso de Vinhos da CVR de Trás-os-Montes
A concurso foram apresentados cerca de 80 vinhos, sendo que  cada painel provou à volta de 39 vinhos.
A organização da prova cega e toda a logística esteve acima da média, com excelentes temperaturas de prova, boa luminosidade, ficha de prova informatizada.


Os vinhos, afinal eram eles os anfitriões, também estiveram à altura. Os produtores têm vindo a melhorar tanto a nível de produção como de promoção. Encontramos vinhos brancos equilibrados com frescura e acidez prolongada.
Nos tintos, encontramos vinhos jovens, de 2015, cheios de fruta, e vinhos de colheitas anteriores, uns encorpados, equilibrados, com uma boa acidez e outros ainda com muita longevidade pela frente e a necessitar de mais algum tempo em garrafa.
No geral, destaca-se a qualidade dos vinhos, esperemos que os produtores e a região se consiga projectar e promover mais, para chegar  mais facilmente ao consumidor.
Quanto a nós, vamos estar atentos à região e aos seus vinhos. Num próximo post faremos um best of dos vinhos que descobrimos, para o nossos leitores portugueses e, em especial, brasileiros.






Comentários

Mensagens populares