A Doçaria Conventual - Ex-libris de Amarante

Amarante, uma cidade  charneira entre o Douro, o Minho, Trás-os Montes e o Porto e, que inevitavelmente ficou condicionada pela influência destas regiões na sua gastronomia. 

A Geografia da Cidade é marcada pelo curso do Rio Tâmega e pela envolvência das Serras do Marão, do Alvão e da Aboboreira.


No Centro Histórico, podemos observar ainda edificios da Idade Média até à época do Românico. Recomendamos um passeio a pé pela  ponte de S. Gonçalo (nome do frade dominicano que a terá mandado construir) e visite alguns dos pontos mais turísticos da cidade: a Igreja e Convento de São Gonçalo e o Museu Amadeo de Souza-Cardoso.


A Doçaria Conventual - Ex-libris de Amarante

Amarante tem uma doçaria diversificada e riquíssima, sendo a doçaria conventual uma referência das receitas de Amarante, onde há o culto a São Gonçalo, o Santo padroeiro do concelho.

Mesmo em pleno Centro Histórico,  e não menos importante temos algumas Confeitarias que continuam a perpetuar os doces Conventuais. Especial destaque para a Confeitaria da Ponte, onde se confeccionam os doces conventuais seguindo as receitas antigas das clarissas do convento - como as Lérias, os Foguetes, os Papos de Anjo, Brisas do Tâmega,  e os bolos de São Gonçalo. Todos elaborados manualmente. Os ovos são a base desta doçaria.

  • Papo de Anjo ou Barriga de Freira como são apelidados em alguns sítios 



  • Brisas do Tâmega 



  • Foguetes 


  • Lérias - Massa amêndoa com pele e açúcar 



  • Bolo de São Gonçalo 

A Gastronomia Amarantina

A cozinha amarantina é baseada em pratos contundentes, como o cabrito serrano, a vitela arouquesa e maronesa, a feijoada, as tripas, o cozido à portuguesa, o bacalhau, as trutas do rio Tâmega e o Bacalhau à Zé da Calçada e à Custódia.
O pão, desempenha um papel importante na economia desta região,  desde tempos remotos, com especial destaque para o afamado pão de Padronelo, feito de farinha moída nos moinhos do rio e cozido em fornos com lenha de carqueja, arbusto abundante na região.

Por último, e com grande importância na Economia da região destaque para o Vinho. Estamos na sub- região do Vinho Verde. Vinhos com frescura, elegância e leveza são as características que podemos encontrar nestes néctares e que devido à sua versatilidade acompanham qualquer prato da sua gastronomia típica.

Comentários

Mensagens populares