Fins-de-semana gastronómicos Norte de Portugal | Janeiro 2018

O Turismo do Porto e Norte de Portugal, vem a desenvolver ao longo dos últimos 10 anos os Fins-de-Semana Gastronómicos, este ano decorrem entre Novembro 2017 e Maio 2018.




Aqui divulgamos, os concelhos do Norte de Portugal que durante o mês de Janeiro, promovem a sua gastronomia e os seus vinhos.


Tabuaço – 5, 6 e 7 de Janeiro
A gastronomia do concelho de Tabuaço é rica em carne, tendo como pratos típicos o bife com molho de Vinho do Porto, cabrito assado com arroz de forno, javali, presunto e fumeiros, acompanhados por legumes e frutos da época. Como sobremesa destaque para o arroz doce, pudim de ovos, aletria, bolo-rei, folar de azeite e o pão-de-ló na Páscoa. 

O que pedir nos restaurantes aderentes: Bife de Lombo com Molho de Vinho do Porto | Arroz Doce


Amarante – 12, 13 e 14 de Janeiro 
A cozinha amarantina é baseada em pratos substanciosos, como o cabrito serrano, a vitela arouquesa e a maronesa, as feijoadas, as tripas, o cozido à Portuguesa e os célebres bacalhau à Zé da Calçada e bacalhau à Custódia.

O que pedir nos restaurantes aderentes: Fumeiro (bacon, chouriça e presunto) | Cabrito assado (serrano) | Doces conventuais



Marco de Canaveses – 19, 20 e 21 de Janeiro
Situado entre dois rios internacionais, o Douro e o Tâmega, o Marco de Canaveses convida o visitante à descoberta de sensações e tradições. Em terras de Carmen Miranda, prove o tradicional Anho Assado com Arroz de Forno, o Vinho Verde e a Lampreia. Para os gulosos, experiemnte as tentações como as Fatias e as Cavacas do Freixo, os Biscoitos de Soalhães, o Pão-de-Ló e o Pão-Podre. No final do repasto, aproveite para visitar a igreja de Santa Maria e a cidade romana de Tongobriga.

O que pedir nos restaurantes aderentes: Verde/Bazulaque | Anho Assado com Arroz de Forno | Fatias do Freixo



Vizela – 19, 20 e 21 de Janeiro 
O vale de Vizela é exemplar de um saber ancestral que preserva os usos e costumes da boa mesa portuguesa. Do bacalhau à vitela, passando pelos rojões e papas de sarrabulho, em Vizela pode-se encontrar um pouco desta tradição.

Tendo em conta as origens da permanência humana neste lugar e a sua forte conexão às águas termais, levou o pragmatismo deste povo a recorrer à “Bica da Água Quente” para aí, no meio da água termal aquecida naturalmente, depenar as peças de carne alimentar, sobretudo os frangos e galinhas, que utilizava na confecção de vários pratos.

O que pedir nos restaurantes aderentes: Frango Merendeiro | Bolinhol


Ponte de Lima – 26, 27 e 28 de Janeiro
Ponte de Lima distingue-se como Destino gastronómico pela qualidade dos seus produtos endógenos, bem como pela tradição da confecção de verdadeiras iguarias, como o Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima, o Bacalhau de Cebolada, a Espetada do Brutus, o Naco de Minhota e o Leite-creme que, aliados aos excelentes Vinhos Verdes de Ponte de Lima (Loureiro e Vinhão), oferecem uma experiência enogastronómica única.


O que pedir nos restaurantes aderentes: Rojões à Minhota | Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima | Leite-creme



Comentários

Mensagens populares