Simplesmente...Vinho...2018 no Porto

A 6ª edição do Simplesmente... Vinho acaba de fechar portas, depois de dois dias intensos de actividades, na casa do Cais Novo, no Porto, contou com a participação de 101 produtores de vinho não só de Portugal mas também de Espanha, França e Brasil.










Um evento que pretendeu ser uma alternativa a outras feiras mais formais, e onde o lema é descomplicar o vinho... e torná-lo mais acessível a todos os públicos. Um evento que junta produtores mais alternativos, ligados à Terra e a preservação do Ambiente. Trata-se portanto de uma experiência mais informal para  o visitante, em que este pode falar directamente com o produtor. Os produtores têm os seus vinhos  expostos em barricas e estão ao lado da barrica, o que permite um contacto maior, entre produtor e visitante, numa lógica de maior proximidade, numa lógica simplesmente simples e descomplicada de abordar o vinho.



O Simplesmente...Vinho, neste edição privilegiou o Território e a sua preservação - nesta óptica o tema deste ano foi os Incêndios Florestais e daí resultou o convite ao Produtor de Vinhos Biológicos Casa de Mouraz que este ano devido aos incêndios Florestais perdeu parte do seu stock de vinhos e grande parte das vinhas arderam.























Nesse âmbito a organização fez uma parceria com a Quercus e dinamizaram um colóquio  um colóquio  sobre a Preservação e Biodiversidade na vinha. A Quercus também disponibilizou várias plantas autóctones para embelezar o recinto e que no final do evento os participantes poderão levar para plantar nos seus territórios.





































Um evento onde o vinho se alia também, a uma séria de propostas que vão desde a música, arte e gastronomia.
Em paralelo houve uma Galeria de arte com a exposição de 6 artistas. Durante os dois dias depois das 21:00 houve a actuação de uma banda musical, na sexta-feira foi vez de actuar a Orquestra Fina.
E,  onde há vinhos tem de haver petiscos, o evento contou com a presença de três espaços de restauração - DOP, Delicatum e o Carvão -  onde os visitantes puderam degustar vários petiscos e descansar das provas e um Jantar pop-up vínico no Typographi Progresso onde participaram vários amigos do vinho e da gastronomia.


Comentários

Mensagens populares