Festival de Sabores Mirandeses 2018


É já este fim de semana que  decorre o Festival de Sabores Mirandeses em Miranda do Douro. 

Na sua 10º edição, este certame pretende promover os produtos tradicionais da região - hortícolas, raças autóctones (vitela mirandesa, cordeiro de raça Churra galega mirandesa e porco e seus derivados), assim como o artesanato regional e o folclore.


Cerca de 70 expositores estarão presentes no Festival para promover e divulgar o  que de mais genuíno existe no Planalto Mirandês. De salientar, que o fumeiro desta zona, distingue-se do de outras regiões desde logo porque aquando dos temperos em vez de vinho como se faz em muitos locais, é usada água.

Preparado está um vasto programa de animação com grupos de pauliteiros, gaiteiros e danças mirandesas, e como não podia faltar  destaque para a música tradicional mirandesa a animar as noites, nomeadamente os grupos “Çarandas”, “Galandum Galundaina” e “Quinteto Reis 84”.

Como atividades paralelas haverá no dia 17 fevereiro a Montaria ao javali em Palaçoulo e no dia 18 em São Martinho de Angueira; o 14º Passeio BTT organizado pela Associação L Crenque assim como o Passeio pedestre pelas Arribas do Douro, com a organização da Associação Mirandanças

Ao longo do Festival teremos também a apresentação de dois livros: “Cogumelos nas Terras de Miranda – aproveitamento sustentável” de Marisa Castro e “Asterix an Eitália” com tradução para a língua mirandesa de Carlos Ferreira e José Pedro Ferreira.


Comentários

Mensagens populares