Sétima edição do simplesmente... Vinho

Sétima edição do simplesmente... Vinho
simplesmente... Vinho 2019 |somos Vignerons... somos Brasil

O primeiro, e até agora único, salão português de vinhos, petiscos, arte e música, realiza-se nos dias 22 e 23 de fevereiro no Cais Novo, no Porto

A sétima edição do simplesmente... Vinho, acontece sexta 22 e sábado 23 de fevereiro e conta com: 100 + 2 vignerons: de Portugal, de Espanha, França e + dois convidado do Brasil, a arte de cinco autores, a música de dois projetos portugueses e os petiscos de três restaurantes.

Nas últimas décadas como contraponto à globalização e industrialização do vinho, grupos de produtores têm vindo a organizar mostras de vinhos alternativas às grandes feiras do vinho (Vinexpo em Bordeaux, Vinitaly em Verona, Prowein em Dusseldorf,...), cujos custos, modo de comunicação e público alvo, são cada vez menos adequados para os pequenos produtores e/ou para vinhos diferentes, fora da caixa (como agora se diz...). Essas mostras alternativas, chamadas salão off, giram em torno de uma ideia comum, que pode ser, por exemplo, uma região, um modo de trabalhar (biológico, biodinâmico,...), um tipo de vinho (espumantes, vinhos doces, ...).

No caso do simplesmente... Vinho o traço comum é a ligação à terra, às castas locais, a uma enologiacompetente mas com raízes na tradição e, como tão bem diz a Filipa Pato, “sem maquilhagem”. O vigneron está presente e dá a cara pelo que faz, partilha a emoção que sentimos cada vez que bebemos os seus vinhos. Neste espaço estão em pé de igualdade o Casa do JOA, de Trás-os-Montes, que faz apenas uns poucos milhares de garrafas ou o Álvaro Castro que engarrafa 100 vezes mais. O António Portela e o seu limitadíssimo O Namorado (Tinta Femea do Morrazo) como a Niepoort que é a referência do Douro. Há um sentimento de partilha entre todos os vignerons que simplesmente...os une, há energia e sinergia, o feeling é um por todos e todos por um.
Este tipo de salão proporciona aos visitantes o contacto com sabores diferentes e uma outra forma e atitude de estar no mundo do vinho. Em Portugal, simplesmente... Vinho, cuja 1a edição foi em 2013,permanece, para já, o único salão off.

Em 2018, o simplesmente... Vinho foi ... Floresta. Uniu esforços com a Quercus, para promover um mundo (rural) melhor e contribuir para minorar os efeitos dos dramáticos fogos florestais de 2017. Em conjunto, levaram a cabo um colóquio, uma mostra de plantas autóctones, e ofereceram a todos os visitantes uma planta, para posterior plantação, de forma a poderem contribuir para o esforço nacional de replantação das áreas perdidas.

Em 2019, o lema é somos vignerons... somos Brasil.
O país irmão atravessa uma nova fase que todos esperamos traga um novo dinamismo à economia, e em concreto ao setor do vinho. No Brasil o consumo anual é de 170 milhões de garrafas, de vinhos finos (vinhos de Vitis Vinífera), e 350 milhões de vinho de mesa (uvas americanas e híbridas, que no Brasil são legais). Das garrafas de vinho fino, 40 milhões são de vinho brasileiro. No importado, o Chile responde por 50%. Portugal ultrapassou a Argentina em 2018 e é hoje 2o colocado na preferência dos brasileiros, com 14%. Um mercado já muito importante, mas onde o potencial de crescimento é enorme, bastaria o novo governo baixar um pouco os impostos do vinho importado. Por outro lado, quando se analisa a produção de vinho no Brasil há semelhanças com Portugal.Escreve o jornalista brasileiro Didú Russo: “Existem 1’100 vinícolas no Brasil, mas 10% delas representam 90% do mercado. Há poucos produtores dedicados a aptidão de seu terroir, embora isso seja um movimento crescente. Os vignerons artesanais, orgânicos, biodinâmicos e naturais, são em número reduzido no Brasil, fazendo ótimos vinhos, sinceros, com personalidade, mas lutando contra uma indústria arrogante, poderosa e instituições voltadas para os grandes.
Por tudo isto, o Brasil, representado por Marina Santos (Vinha UnnaLis Cereja (Naturebasnos vinhos e Israel Dedéa (Champenoise Bistrô ), é o convidado simplesmente... Especial!
Nuno Pinto Leite, da galeria Ela Vai Nua, é o curador da exposição de arte, com obras de cinco artistas: Diogo MuñozNé ThemudoPaulo RamunniRosarinho Cruz Tim Madeira. Artistas escolhidos pelas suas cumplicidades e, ao mesmo tempo, complementaridades.

Cada um dos dois dias termina com um concerto: sexta 22 são os Budda Power Blues, uma das maisimportantes bandas de Blues nacional; sábado 23, o final do simplesmente... Vinho 2019 tem notastropicais e é com Rua das Pretas, a tertúlia musical lusófona de Pierre Aderne e o novíssimo TheWine Album (o álbum que os Beatles gostavam de... ter bebido), numa última homenagem ao paísirmão.
Para além do vinho, arte e música, três restaurantes juntam-se à festa: Delicatum (Braga), Carvão(Marina da Afurada) e Boteco Mexicano (Porto) servem petiscos a partir das 17h. Na zona derestauração (sim, é possível jantar no simplesmente... Vinho) a grande novidade de 2019: o bar de vinhos, onde os famosos Os Goliardos são os taberneiros de serviço. Vinhos selecionados para ficar tudo mais gostosinho, viu?
Há ainda a apresentação e sessão de autógrafos do livro Amber Revolution pelo autor, o wine writer inglês Simon Woolf, sexta-feira 22 às 18h30.

Por último, last but not the least, vai haver um jantar pop-up com o chef Israel Dedéa, na sexta-feira 22, no restaurante Typograhia Progresso. O Israel é agricultor e cozinheiro, produz uma boa parte dos ingredientes do seu bistrô, tudo orgânico e certificado. Menu de degustação da autoria do chef Israel (com uma mãozinha, oops, as duas mãos, do “nosso” Luis Américo) acompanhado por 12 vinhos apresentados pelos próprios vignerons.
simplesmente... Vinho 2019 |somos Vignerons... somos Brasil.

Cais Novo - Rua de Monchique, 120 (por cima Museu do Vinho do Porto), Porto sexta-feira 22 e sábado 23 de Fevereiro, das 16h às 21:30h

[é esta a grafia, “simplesmente” com inicial minúscula, “... ” três pontos e espaço, “Vinho” com inicial Maiúscula][vigneron = produtor artesanal, muitas vezes biológico ou biodinâmico, que faz de tudo: na vinha, na adega, no
marketing e comercialização, dando a cara pelos seus vinhos]

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