Prova de Vinhos Portugueses no Hotel Pestana Atlântico

Benvindo a um mundo de diversidade 

O Brasil, atualmente, é um grande consumidor de vinhos portugueses. É o terceiro mercado mais importante para os vinhos portugueses numa perspectiva de médio a longo prazo pelo grande potencial de crescimento.
Isto fica bastante  evidente através das visitas de exportadores e associações que  vêm ao Brasil difundir seus vinhos em feiras, eventos de degustação, cursos e palestras.


A ViniPortugal,  é uma dessas associações que tem por objetivo promover a imagem de Portugal, enquanto produtor de vinhos por excelência através da valorização da marca Wines of  Portugal.
Além desta associação, existe, também, a FENADEGAS que representa um grupo de adegas cooperativas que começaram a promover seus vinhos por todo o mundo. Eles representam cerca de 27 adegas, de várias regiões vitinícolas de Portugal.

Assim, no último dia 28 de Abril, a ViniPortugal e Fenadegas apresentaram no Hotel Pestana Atlântico, no Rio de Janeiro, mais de 100 vinhos trazidos pelos seus produtores. Alguns já possuem importadores no Brasil, outros não.
As adegas convidadas, a participar deste evento, foram:
Veercope – Vinho Verde
Adega de Favaios e Caves Vale do Rodo – Douro
Adega de Cantanhede – Bairrada
Adega da Vermelha-  Lisboa
Adega de Pegões – Península de Setúbal
Alguns produtores trouxeram seus espumantes, vinhos brancos, tintos e rosés e outros  apresentaram seus vinhos do Porto.
O evento foi bastante prestigiado pelos consumidores/provadores, que lotaram o salão do Hotel Pestana. Havia vinhos para todos os gostos: elegantes, estruturados, complexos e outros nem tanto, bem básicos.
Dos vinhos provados, recomendo:
Brancos:  Adega Pegões Colheita Seleccionada 2013 Branco; Vinho Regional Minho Via Latina Alvarinho &Loureiro, Marquês de Marialva Colheita Selecionada 2013, e Mundus Escolha 2012.

Tintos: Marquês de Marialva Grande Reserva 2008, (muito bom vinho, elegante e estruturado), Adega Pegões Colheita Selecionada 2010 Tinto, Adega Pegões Alicante Bouchet 2010. Chamo atenção, também, para o espumante Marquês de Marialva Baga Reserva 2009.   

Comentários

Mensagens populares