Bairrada: Encontro de Vinhos e Sabores 2015 promove a região


Bairrada...  em termos vínicos é falar dos famosos espumantes, comparáveis aos Cavas Espanhóis e ao Champagne Francês, mas é também  falar de Baga, essa casta controversa, amada por uns e odiada por outros.

Falar da Bairrada é também falar do famoso leitão da Bairrada, essa iguaria da região, que harmonizada com um espumante da região, faz com que muitos façam um pequeno desvio da Auto-Estrada para deleitar os cinco sentidos.

Desta vez, o Vinhos & Lugares viajou até à Bairrada para visitar a Feira dos Vinhos e Sabores e, podemos ainda participar na visita às Caves Aliança e às Caves da Montanha e na Prova Comentada por João Afonso da Revista de Vinhos: "Tintos de Baga, tintos de carácter".

Hoje vamos apenas deter-nos em deixar umas notas geográficas sobre a região e os seus vinhos, o Espaço Feira Encontro com os Vinhos e Sabores e a Prova Comentada dos Vinhos Baga, deixando para futuras publicações,  a Visita às Caves Montanha e às Caves Aliança.



























O que distingue a Bairrada de outras regiões? Qual a influência da Geografia na Bairrada?
A Bairrada tem uma morfologia marcada por colinas suaves, soalheiras e barrentas, cujos limites naturais são as areias da orla marítima e as serras do Buraco e do Caramulo.  O clima suave e temperado é fortemente marcado pela proximidade do Oceano Atlântico, o que contribui para manter a boa acidez das uvas, dando-lhe frescura e acidez. mineralizada.
Podemos encontrar três tipos de solos: os argilo- calcários ou barrentos que dão o nome à própria região de vinhos,  os solos arenosos e ainda os solos de aluvião.
Os solos mais adecuados à vinha, são os argilosos com maior ou menos percentagem de calcário que dão origem à produção de vinhos de qualidade superior.

Os vinhos

Nesta região, os vinhos são claramente caracterizados  pela acidez e pela dominância da mineralidade e frescura conferida pela proximidade ao Atlantico, revelando-se vinhos com excelente aptidão gastronômica.

O evento deu ainda destaque à casta rainha da Região com a Prova Comentada por João Afonso da Revista de Vinhos: "Tintos de Baga, tintos de carácter".




A casta Baga é uma uva tinta, o ex-libris da região. Quando plantada em solos argilosos  e com boa exposição solar origina vinhos concentrados, com boa acidez mas bem equilibrados e com grande longevidade. no caso de solos mais férteis, a casta produz muito e origina vinhos ácidos e pouco alcoólicos. 

A Baga é uma casta que pelas suas particularidades suscita amores e ódios, é uma casta de contrastes. Para nós é uma casta cheia de potencial, cheia de personalidade e muito caprichosa. São vinhos cheios de cor, com aromas a frutos silvestres, ervas aromáticas e resinas, cheios e concentrados com boa estrutura de caninos e acidez vibrante.
São vinhos que acompanham bem pratos de sabor intenso e que possuem uma capacidade de envelhecimento impressionante, por vezes várias décadas.

12 vinhos, 12 identidades, uns marcados fortemente pelo terroir outros em que a madeira esconde as evidencias do ano e da casta. Bagas para todos os gostos e feitios, uns mais consensuais outros com personalidade mais vincada...


Fonte: CVB - EVSB 2015


Os espumantes


Os espumantes da Bairrada são produzidos pelo método clássico ou de fermentação em garrafa,. A maior parte são Brutos, seguindo-se também ma produção de Secos e Meio-Secos. Os espumantes mais jovens apresentam aromas florais ou frutados, enquanto que os mais velhos apresentam aromas mais complexos e terceiros resultantes do maior envelhecimento. Com um estilo marcadamente distintivo, os espumantes da Bairrada apresentam uma vocação gastronómica grande capaz de acompanhar uma refeição do principio ao fim.

   Foto: Alguns espumantes da Bairrada. Fonte: CVB - EVSB 2015

O Encontro com os Vinhos e Sabores
Um evento pautado pela excelente organização a que a Revista de Vinhos já nos habituou e  com o dinamismo da CVBairrada. O evento já vai na sua terceira edição, sendo notória a trajectória dos últimos anos e  o contributo também para o reafirmar da região, o dinamizar da economia e a projecção dos vinhos e espumantes da região.


    Foto: CVB - EVSB 2015

A Bairrada de hoje atravessa um processo de renovação, quer a nível de promoção e projecção da Região com a criação da marca Baga- Bairrada, e o próprio trabalho da CVBairrada que muito tem contribuído para a projecção da região, quer dos próprios produtores que têm apostado nas castas da região e introduzido e novas castas para diversificar os aromas e sabores da região, mantendo em comum a frescura atlântica que este clima especifico lhes imprime. 



Comentários

Mensagens populares