Marialva - Aldeia Histórica

O projecto das Aldeias Históricas de Portugal

As Aldeias Históricas são antigos núcleos urbanos com fundação anterior a Portugal,  de grande importância histórica. Erguem-se normalmente em terras altas, pois constituíam núcleos de defesa das populações que nelas se estabeleceram, ainda antes da dominação romana. Destacam-se pela arquitectura militar, pois a maioria encontra-se rodeada de  muralhas e desenvolve-se junto de um castelo. 
A Rede das Aldeias Históricas veio dar ao interior da região Centro de Portugal uma estratégia de desenvolvimento e valorização centrada nos valores de preservação da História, Cultura e Património de Portugal. 

Marialva 

Marialva fica a poucos minutos da cidade de Mêda. Esta Aldeia Histórica, situada num cabeço rochoso a 580 metros de altitude, teve ocupação anterior aos romanos. Em 1063, foi conquistada aos mouros por Fernando Magno de Leão, que lhe atribuiu o topónimo que ainda hoje conserva. O acesso ao interior das muralhas faz-se pela Porta de São Miguel, onde existe um nicho do anjo da guarda e estão gravadas as antigas medidas da vara, côvado e palmo, dado aqui se realizar uma importante feira medieval.

Um lugar que merece visita, pelo conjunto histórico que ainda conserva, pelo sossego e calma que ali se vive e pelas paisagens que dali se podem vislumbrar.




Em pleno coração de Marialva pode ainda alojar-se nas Casas do Coro.
Quanto a restaurantes perto de Marialva uma opção pode ser também a Casa do Coro, mas é necessário reserva prévia. Outra opção é ir almoçar à Meda. Na Meda aconselhamos o Restaurante Sete e Meio. Almoçamos posta dos pobres com batata a murro. Um prato criado e registrado pelo antigo proprietário Armindo  Janeiro (actual proprietário da loja Vinhos e Eventos).



Comentários

Mensagens populares