Pôpa Fiction: vinho e arte de mãos dadas
Pôpa
Fiction dá mote a trilogia de vinhos da autoria dos irmãos Stéphane e Vanessa
Ferreira
• O ilustrador e muralista Mário Belém é o
autor das “capas” dos vinhos
• De momento com venda directa ou no
‘Encontro com o Vinho e Sabores 2015, em Lisboa de 30 de Outubro a 02 de
Novembro
Pôpa
Fiction é o nome – não de um filme, embora dê ares disso!! – mas de uma
trilogia de vinhos idealizada pelos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira; a
primeira com a assinatura Pôpa Art Projects. Num projecto em que a ficção
inspirou a vinificação, a colecção Pôpa Fiction foi beber ao imaginário da pulp
fiction (literatura de cordel, em português), um terroir literário fértil em
policiais tintos e personagens complexas, para criar três vinhos únicos: Hot
Lips, In The Flesh e The Grape Escape.
Pôpa
Art Projects promete apresentar uma nova forma de ver o mundo vínico. Sob o
mote “another point of view”, os “Netos do Pôpa” convidaram o artista Mário
Belém para inaugurar a primeira colecção deste projecto ímpar e o resultado
está à vista: a ilustração de três garrafas de um litro cujos rótulos se
apresentam como capas de livros, repletas de design, de pop art e de
referências às publicações que animaram os Estados Unidos e a Europa durante a
primeira metade do século XX. O autor das “capas” transformou as garrafas de um
litro numa colecção de livros demasiado grandiosa para ser de bolso, e
demasiado sedutora para ficar na prateleira.
Realizado
pelos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira, com escrita criativa da dupla Ricardo
Henriques e Luís Mileu, design de Mário Belém, este projecto não ficaria
completo sem a mestria de João Menezes, enólogo da Quinta do Pôpa e criador
desta trilogia de néctares, que deve beber-se sem qualquer moderação moral, com
a paixão à flor da pele e o saca-rolhas na liga! São vinhos com humor, notas de
especiarias e picante q.b..
Uma
edição limitada a 2.550 garrafas de um litro, com um valor de €29,00 cada. A
venda é individual, mas estão pensados, para breve, packs com vinho e
merchandising, como t-shirts, posters, postais entre outros. Acabados de
lançar, podem ser comprados directamente ao produtor, sendo o contacto através
página de Facebook Pôpa Art Projects, ou no Encontro com o Vinho e Sabores
2015, evento que se vai realizar entre os dias 30 de Outubro e 02 de Novembro,
no Centro de Congressos, em Lisboa.
Pôpa
Art Projects: vinho e arte de mãos dadas
Depois
da Quinta do Pôpa, produtora de vinhos no Douro, e do Feeling Grape . Wine
& Food Atelier, que abriram recentemente no Porto, é agora a vez dos irmãos
Stéphane e Vanessa Ferreira darem corpo e alma ao Pôpa Art Projects, um novo
desafio que os também conhecidos “Netos do Pôpa” levaram mais de dois anos a
fermentar, e outro tanto a estagiar e a vestir a rigor! Um projecto
irreverente, com um toque de romantismo, numa ligação estreita com os mundos da
arte e do design.
Pôpa
Art Projects é o lado B dos “Netos do Pôpa”, uma espécie de agência criativa,
onde há lugar à experimentação vínica que explora combinações inesperadas,
desafia preconceitos centenários e quebra paradigmas – bem como algumas
garrafas pelo caminho – com uma abordagem própria do mundo da arte. A arte dos
Pôpa Art Projects não é um simples embelezamento do rosto dos vinhos, é
igualmente a alma que lhes corre por dentro. A arte e os vinhos que aqui se
encontram são uma e a mesma história.
Porque
não existe arte com amarras, os Pôpa Art Projects, presentes e futuros, são
para partilhar sem qualquer moderação, como uma boa conversa. A identidade
gráfica nasce precisamente das marcas circulares de dois copos que se cruzam e
passam, assim, a ver o mundo com outro ponto de vista – another point of view.
Para
Stéphane Ferreira, os projectos com a assinatura Pôpa Art Projects são “100%
arte, desde o seu conceito e conteúdo ao seu packaging e experiência de prova.
Em cada projecto damos o nosso melhor – como se fosse o último; e se não for
digno de ser ou parecer ser o último, não é digno de ter a assinatura Pôpa Art
Projects”. Já para a irmã, Vanessa Ferreira, este é um projecto que “nos
desmarca da monotonia, onde dedilhamos ideias e subornamos o convencional”.
PÔPA
ART PROJECTS . COLECÇÃO DE VINHOS #001 . PÔPA FICTION
HOT
LIPS tinto 2012 . DOC Douro
Querido,
este vinho não é o que estás a pensar.
Uma
história que tanto sussurra segredos, como uiva de prazer, com um argumento de
faca na liga, de corpo redondo, com sangue e lágrimas. ‘Hot Lips’ é um vinho
quente que apresenta intensidade da fruta vermelha, o que o torna logo
irresistível. Na boca tem uma entrada suave com um tanino fino e elegante. É um
vinho jovem com tendência para muita frescura. A sua harmonia frutada faz dele
um vinho apetecível no nariz e guloso na boca. Acompanha com galhardia pratos
mais tradicionais, sem exagero nas especiarias.
IN
THE FLESH tinto 2012 . DOC Douro
Atenção!
Este vinho é um pedaço de mau caminho.
Uma
freira, Severa, com vários pecados e (menos) castidade são os ingredientes para
a história que acompanha este vinho. ‘In The Flesh’ é um caso sério, mais
adulto que o comparsa ‘Hot Lips’. No nariz apresenta fruta madura e alguma
complexidade. Fez um estágio em barrica o que deixou marcas no corpo e um aroma
final a especiarias. Na boca apresenta um tanino intenso, mas que resulta
equilibrado na concentração e na graciosidade. ‘In The Flesh’ foi escrito para
evoluir bem em garrafa e nunca perder o faro perante pratos de caça.
THE
GRAPE ESCAPE tinto 2012 . DOC Douro
Este
vinho é um assalto em frente. Copos ao alto!
A
história segue os ditames habituais de um policial noir: um larápio, uma femme
fatale e uma fuga (não para a frente). No que toca ao nariz, os aromas andam, a
monte, próximos do mato, um sintoma da evolução em barrica. Na boca apresenta
um bom tanino e alguma acidez. ‘The Grape Escape’ é um vinho com estrutura, mas
também fresco, onde a fruta aparece meio de surpresa, fruto do aquecimento pela
boca. Um tinto que tem a arte de roubar os sentidos, própria do antigo Douro.
Cúmplices insuspeitos: enchidos, fumados, queijos de cabra e ovelha.
Sobre
os “Art Dealers”
Com
37 e 33 anos, Stéphane e Vanessa Ferreira são dois netos, dois filhos, dois
irmãos licenciados em Gestão de Marketing, que herdaram o gosto pela vinha, e
em 2010 fizeram o que estava destinado a ser feito: criaram a marca Quinta do
Pôpa e, nessa altura, fincaram definitivamente o pé (franco) no Douro. Desde
então produzem vinhos nas encostas durienses, mantendo as técnicas tradicionais
de vinificação, mas desafiando também algum conservadorismo secular com novas
formas de olhar a vinificação. O nome, em nada tem a ver com penteados, é uma
homenagem ao avô de ambos, Francisco Ferreira, de alcunha Pôpa. O vinho e a
arte são duas áreas que os movem, daí terem criado sinergias de produtores,
enólogos e artistas para explorar novas obras de arte vínicas.
Sobre
o artista Mário Belém
Formado
em design gráfico pelo Ar.Co. e professor de Projecto no curso de ilustração da
ETIC, 2008-2010, Mário Belém tem 38 anos e vive em Carcavelos. Trabalhou como
designer gráfico, mas foi como ilustrador comercial que ganhou nome.
Recentemente deixou a carreira comercial para se dedicar exclusivamente aos
projectos pessoais, em que se incluem murais, como os da escadaria da Pensão
Amor, no Cais do Sodré, ou o “Mural do Desassossego”, na LX Factory, ambos em
Lisboa. Portefólio em www.mariobelem.com.
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