Pôpa Fiction: vinho e arte de mãos dadas

Pôpa Fiction dá mote a trilogia de vinhos da autoria dos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira

       O ilustrador e muralista Mário Belém é o autor das “capas” dos vinhos
       De momento com venda directa ou no ‘Encontro com o Vinho e Sabores 2015, em Lisboa de 30 de Outubro a 02 de Novembro

Pôpa Fiction é o nome – não de um filme, embora dê ares disso!! – mas de uma trilogia de vinhos idealizada pelos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira; a primeira com a assinatura Pôpa Art Projects. Num projecto em que a ficção inspirou a vinificação, a colecção Pôpa Fiction foi beber ao imaginário da pulp fiction (literatura de cordel, em português), um terroir literário fértil em policiais tintos e personagens complexas, para criar três vinhos únicos: Hot Lips, In The Flesh e The Grape Escape.

Pôpa Art Projects promete apresentar uma nova forma de ver o mundo vínico. Sob o mote “another point of view”, os “Netos do Pôpa” convidaram o artista Mário Belém para inaugurar a primeira colecção deste projecto ímpar e o resultado está à vista: a ilustração de três garrafas de um litro cujos rótulos se apresentam como capas de livros, repletas de design, de pop art e de referências às publicações que animaram os Estados Unidos e a Europa durante a primeira metade do século XX. O autor das “capas” transformou as garrafas de um litro numa colecção de livros demasiado grandiosa para ser de bolso, e demasiado sedutora para ficar na prateleira.

Realizado pelos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira, com escrita criativa da dupla Ricardo Henriques e Luís Mileu, design de Mário Belém, este projecto não ficaria completo sem a mestria de João Menezes, enólogo da Quinta do Pôpa e criador desta trilogia de néctares, que deve beber-se sem qualquer moderação moral, com a paixão à flor da pele e o saca-rolhas na liga! São vinhos com humor, notas de especiarias e picante q.b..

Uma edição limitada a 2.550 garrafas de um litro, com um valor de €29,00 cada. A venda é individual, mas estão pensados, para breve, packs com vinho e merchandising, como t-shirts, posters, postais entre outros. Acabados de lançar, podem ser comprados directamente ao produtor, sendo o contacto através página de Facebook Pôpa Art Projects, ou no Encontro com o Vinho e Sabores 2015, evento que se vai realizar entre os dias 30 de Outubro e 02 de Novembro, no Centro de Congressos, em Lisboa.

Pôpa Art Projects: vinho e arte de mãos dadas

Depois da Quinta do Pôpa, produtora de vinhos no Douro, e do Feeling Grape . Wine & Food Atelier, que abriram recentemente no Porto, é agora a vez dos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira darem corpo e alma ao Pôpa Art Projects, um novo desafio que os também conhecidos “Netos do Pôpa” levaram mais de dois anos a fermentar, e outro tanto a estagiar e a vestir a rigor! Um projecto irreverente, com um toque de romantismo, numa ligação estreita com os mundos da arte e do design.

Pôpa Art Projects é o lado B dos “Netos do Pôpa”, uma espécie de agência criativa, onde há lugar à experimentação vínica que explora combinações inesperadas, desafia preconceitos centenários e quebra paradigmas – bem como algumas garrafas pelo caminho – com uma abordagem própria do mundo da arte. A arte dos Pôpa Art Projects não é um simples embelezamento do rosto dos vinhos, é igualmente a alma que lhes corre por dentro. A arte e os vinhos que aqui se encontram são uma e a mesma história.

Porque não existe arte com amarras, os Pôpa Art Projects, presentes e futuros, são para partilhar sem qualquer moderação, como uma boa conversa. A identidade gráfica nasce precisamente das marcas circulares de dois copos que se cruzam e passam, assim, a ver o mundo com outro ponto de vista – another point of view.

Para Stéphane Ferreira, os projectos com a assinatura Pôpa Art Projects são “100% arte, desde o seu conceito e conteúdo ao seu packaging e experiência de prova. Em cada projecto damos o nosso melhor – como se fosse o último; e se não for digno de ser ou parecer ser o último, não é digno de ter a assinatura Pôpa Art Projects”. Já para a irmã, Vanessa Ferreira, este é um projecto que “nos desmarca da monotonia, onde dedilhamos ideias e subornamos o convencional”.

PÔPA ART PROJECTS . COLECÇÃO DE VINHOS #001 . PÔPA FICTION




HOT LIPS tinto 2012 . DOC Douro
Querido, este vinho não é o que estás a pensar.
Uma história que tanto sussurra segredos, como uiva de prazer, com um argumento de faca na liga, de corpo redondo, com sangue e lágrimas. ‘Hot Lips’ é um vinho quente que apresenta intensidade da fruta vermelha, o que o torna logo irresistível. Na boca tem uma entrada suave com um tanino fino e elegante. É um vinho jovem com tendência para muita frescura. A sua harmonia frutada faz dele um vinho apetecível no nariz e guloso na boca. Acompanha com galhardia pratos mais tradicionais, sem exagero nas especiarias.

IN THE FLESH tinto 2012 . DOC Douro
Atenção! Este vinho é um pedaço de mau caminho.
Uma freira, Severa, com vários pecados e (menos) castidade são os ingredientes para a história que acompanha este vinho. ‘In The Flesh’ é um caso sério, mais adulto que o comparsa ‘Hot Lips’. No nariz apresenta fruta madura e alguma complexidade. Fez um estágio em barrica o que deixou marcas no corpo e um aroma final a especiarias. Na boca apresenta um tanino intenso, mas que resulta equilibrado na concentração e na graciosidade. ‘In The Flesh’ foi escrito para evoluir bem em garrafa e nunca perder o faro perante pratos de caça.

THE GRAPE ESCAPE  tinto 2012 . DOC Douro
Este vinho é um assalto em frente. Copos ao alto!
A história segue os ditames habituais de um policial noir: um larápio, uma femme fatale e uma fuga (não para a frente). No que toca ao nariz, os aromas andam, a monte, próximos do mato, um sintoma da evolução em barrica. Na boca apresenta um bom tanino e alguma acidez. ‘The Grape Escape’ é um vinho com estrutura, mas também fresco, onde a fruta aparece meio de surpresa, fruto do aquecimento pela boca. Um tinto que tem a arte de roubar os sentidos, própria do antigo Douro. Cúmplices insuspeitos: enchidos, fumados, queijos de cabra e ovelha.



Sobre os “Art Dealers”
Com 37 e 33 anos, Stéphane e Vanessa Ferreira são dois netos, dois filhos, dois irmãos licenciados em Gestão de Marketing, que herdaram o gosto pela vinha, e em 2010 fizeram o que estava destinado a ser feito: criaram a marca Quinta do Pôpa e, nessa altura, fincaram definitivamente o pé (franco) no Douro. Desde então produzem vinhos nas encostas durienses, mantendo as técnicas tradicionais de vinificação, mas desafiando também algum conservadorismo secular com novas formas de olhar a vinificação. O nome, em nada tem a ver com penteados, é uma homenagem ao avô de ambos, Francisco Ferreira, de alcunha Pôpa. O vinho e a arte são duas áreas que os movem, daí terem criado sinergias de produtores, enólogos e artistas para explorar novas obras de arte vínicas.

Sobre o artista Mário Belém

Formado em design gráfico pelo Ar.Co. e professor de Projecto no curso de ilustração da ETIC, 2008­-2010, Mário Belém tem 38 anos e vive em Carcavelos. Trabalhou como designer gráfico, mas foi como ilustrador comercial que ganhou nome. Recentemente deixou a carreira comercial para se dedicar exclusivamente aos projectos pessoais, em que se incluem murais, como os da escadaria da Pensão Amor, no Cais do Sodré, ou o “Mural do Desassossego”, na LX Factory, ambos em Lisboa. Portefólio em www.mariobelem.com.

Comentários

Mensagens populares