Uma verdadeira sinfonia para os sentidos




O vinho nacional, nunca na história deste país, esteve em discussão como, atualmente,  por conta da medida das salvaguardas. São opiniões contrárias, díspares, convergentes, além de boicotes e, por aí vamos indo, no aguardo de alguma solução que agrade à maioria dos consumidores amantes de vinhos nacionais e internacionais.
Num espírito nacionalista, mas contrária às salvaguardas, decidi levar, para um almoço entre amigos,  um vinho que há vários anos repousa em minha adega. O vinho escolhido não poderia deixar de ser outro que  o Villa-Lobos Gran  Reserva da Casa Valduga,100% cabernet sauvignon, safra 2005.


Este vinho foi uma homenagem da Casa Valduga  a esse nosso grande compositor de música erudita, por ocasião do cinquentenário de sua morte. Assim, a garrafa vem envolta em um papel de seda com trechos das Bachianas Brasileiras, série de nove composições, obra-prima no conjunto de músicas desse grande artista.
Há tempos, vejo aquela garrafa tão bem embrulhadinha e descansando na minha adega que, sempre, que deveria compartilhar algum vinho com amigos, eu a pulava, mas, talvez, por conta das discussões, resolvi escolhê-la desta vez.
Foi um escolha acertada e um êxtase inesperado. Que maravilha e que surpresa!  Um vinhaço! Elegante, complexo, cor vermelha rubi brilhante, aromas delicados que destacavam notas de frutas vermelhas maduras, baunilha, café e chocolate, além de bom corpo, estruturado, taninos maduros e equilibrados.  
Ûm vinho tão excepcional como os demais franceses, portugueses, italianos e espanhóis  – meus preferidos - que já degustei durante a minha longa carreira etílica.
Apreciadores de bons vinho e da boa música não deixem de experimentar esta grande obra de arte nacional, uma verdadeira sinfonia de aromas e sabores.    

Comentários

Mensagens populares