Assaf Winery - Tourism and Wines in Golam (Israel)

Estamos no Norte de Israel, para chegar a este produtor é necessário desviar- se da estrada 91, que vai em direcção ao Norte e seguir um caminho de terra batida, rodeado de cardos, que nos conduz até ao Complexo. A princípio do caminho que tomamos apenas contemplamos uma planície de cardos secos, devido ao calor intenso que se faz sentir durante o dia.
Indicação do produtor na estrada nº 91 a 1 km de NASHUT JUNCTION em direção ao Norte

Andamos alguns metros e começamos a ver algumas árvores verdes, que se destacam na paisagem e várias casas de madeira com duas estruturas maiores, aí ficamos a saber que tínhamos chegado ao Wine Village Assaf.
O complexo surpreende pela positiva, existe um excelente ambiente, que convida a sentarmo-nos e simplesmente relaxar e disfrutar do silêncio, da paz que ali se vive, da natureza e do chilrear dos pássaros... Fico com vontade de sentar-me em algum daqueles bancos e simplesmente contemplar a natureza e aquele lindo espaço...E eis que aparecem os proprietários e é hora de conhecer todos os espaços, os vinhos e a história daquela família.

Envolvente do Complexo

Entrada do Cafe ADIKA

Fazemos uma visita breve à área de produção de vinho e armazenamento e pelo caminho ficamos a saber que o nome do Complexo se deve ao patriarca da família Assaf Kedem. Ele que anos antes sonhara com todo o projecto para a sua família.

     Instalações da adega e sala de barricas

Assaf leva toda a vida trabalhando nos vinhos e dando também consultorias a vários produtores. Em 1997 criou as suas próprias vinhas e vendia as uvas a outros produtores. Em 2004 criou a sua marca de vinhos e começou a colocar em pratica o seu sonho, foi aí que começou a falar com o Governo para estabelecer o projecto. Depois de vários anos em negociações, consegue torná-lo realidade em 2012. É uma criação do pai para os filhos. Tem 4 filhos. A filha é a chef e é responsável pelo restaurante. Um dos filhos está no exército e quando terminar seguirá os estudos de enologia para apoiar a família, um outro estuda enologia e outro fez enologia e é responsável pela enologia e adega. Antes trabalhou na África do Sul e na Califórnia. E a esposa de Assaf ajuda na Administração de todo o complexo.

                                                                      Assaf - o patriarca da familia


O Complexo possui vários espaços e serviços que podemos disfrutar:
- espaço  de Yoga e SPA,
- realiza, live show, Festivais, eventos e  casamentos,
- tem duas casas de turismo rural, que em breve serão 3,
- espaço Coffee Shop Adika, onde preparem pequenas refeições saudáveis e com produtos produzidos na quinta.





Café Adika e Caren na sala de provas - uma carioca que casou com um dos filhos de Assaf e vive com a restante familia no complexo.  De sorriso aberto, e distribuindo sempre alegria e boa disposição, apresentou-nos os diferentes os espaços do complexo e conduziu as provas de vinhos.

Neste momento,  a Familia têm 10ha de vinhas próprias e uma produção de 45.000 mil garrafas de vinho.

Durante a visita, tivemos oportunidade de provar todos os vinhos produzidos pela familia Assaf:
Pinot Gris 2014 - na região a casta produz vinhos com um toque mais doce. apresenta aromas de fruta  perfumada. Mineralizada, frescura. Nariz floral.


Rosé Zinfandel Pink 2014 - Em Israel, é o único produtor com esta variedade, típica da California. Com um estilo mais francês, apresenta notas de framboesa, morango, melão e boa frescura e mineralidade.

Chenin Blanc 2013 -  é também uma casta pouco utilizada em Israel. Estagiou 6 meses em barricas de carvalho francês, algo também pouco habitual e diferenciado. A casta Chenin Blanc mostra no clima quente de Moshav - Kimad Tzvi a sua versatilidade.  A característica principal que destaca são as notas fumadas e abarbilhadas da madeira, acompanhadas também por aromas de flores e fruta madura com uma boa mineralidade, o que lhe confere uma excelente complexidade e estrutura. Embora o fim de boca seja um pouco curto é bem agradável e marcante. Ideal para acompanhar a gastronomia do Cafe ADIKA -  ou simplesmente disfrutar da paisagem no jardim do complexo.

E, depois desta magnifico vinho branco passamos aos tintos. O primeiro foi  um Cabernet Sauvignon Silver de 2012.  Um 100% Cabernet Sauvignon de quatro parcelas com diferentes terroirs, e em que cada uma lhe aporta diferentes caracteristicas e contribui para criar um vinho mais complexo. Passou 15 meses por barrica americana e é um clássico Cabernet. apresenta notas de frutas negras, amora, mirtilho, tabaco, chocolate escuro. O fim de boca é longo e elegante, com taninos redondos, especiados.

O segundo vinho tinto provado foi o 4 Seasons Pinotage 2013. Um blend de 85% de Pinotage com Shiraz e Cabernet Franc. Um vinho com notas de  baunilha, tanino médio, acidez equilibrada, frutos secos, ameixa e agradável pos-gusto. Em Israel, apenas mais dois produtores produzem esta casta. 


O terceiro vinho foi um belíssimo Cabernet Sauvignon Reserva de 2011 com 89% de Cabernet Sauvignon e 11% de Cabernet Franc, que estagiaram durante 18 meses em barricas de carvalho. O lugar de onde procedem as uvas está rodeado de eucaliptos e isso percebemos claramente nos aromas deste vinho que se apresenta com um marco de notas de menta, eucalipto. no geral é um vinho com estrutura, complexidade, redondo e muito equilibrado.
Não é por acaso que ganhou vários premios a nivel internacional.


O quarto vinho tinto e último desta prova foi um Shiraz 2011 Reserve com 97% de Shiraz e 3% de Cabernet Sauvignon que estagiou durante 20 meses em barrica de carvalho francês, apresenta aromas  madura com notas de pimenta preta e carvalho tostado. Foi uma homenagem de Assaf ao seu pai, que trabalhou durante 20 anos numa unidade da CIA. Viveu como árabe na Alemanha e tornou-se muito amigo de um terrorista, o que lhe permitiu passar muita informação ao governo de Israel e assim prevenir muitos atentados.


Da sala de Provas passamos para o Cafe ADIKA onde podemos degustar algumas das especialidades da Chef. Tudo confeccionado com produtos naturais ali produzidos na Quinta.
Uma verdadeira alquimia de sabores frescos e que transmitiam paz e harmonia. Aliás todos ali transmitem uma grande paixão pelo que fazem, e também o próprio local emana boas energias e ficamos com vontade de prolongar a nossa visita.

 




Há lugares mágicos e este foi um deles sem dúvida. É certo que muitas vezes, são os lugares que fazem as pessoas, mas nesta caso foram as pessoas que fizeram este lugar e nele se respira hospitalidade, alegria, tranquilidade, num ambiente familiar e acolhedor ao qual é impossível passar indiferente.




Toda Raba Assaf Family!




Comentários

Mensagens populares