Enotext e IOC promovem conferências sobre os diferentes métodos de produzir espumantes e apresentam biotecnologia ao serviço dos vinhos.

Enotext e IOC promovem conferências sobre os diferentes métodos de produzir espumantes e apresentam biotecnologia ao serviço dos vinhos.

“Diferentes Métodos para a produção de espumantes” foi o tema da conferência organizada pela   Enotext e o Institut Oenologique de Champagne (IOC) na Estação Vitivinicola da Bairrada. Durante esta conferência foi tratado o tema da segunda fermentação e o pé de cuba e comportamento das leveduras durante o processo de tomada de espuma. 
As conferências a cargo de Jean Pierre Valade (director técnico da IOC), resultaram muito interessantes e construtivas para o público assistente que participa activamente. 

Jean Pierre também abordou a questão das diferentes estratégias para a realização de lotes finais dos espumante e  desvelou alguns dos segredos do sucesso do Champagne.  Um producto/marca  com nome, marketing, um sistema comercial justo (produtores = cooperativa = negociantes) onde todos ganham de forma equitativa, a  que se junta as especificidades do terroir.

Um tour que durou três dias, iniciando-se em Anadia para os produtores da Bairrada,  depois se deslocou ao Porto para os produtores do Douro e da região dos Vinhos Verdes, que empezó en Anadia para los productores de Bairrada, después se desloco a Porto para los productores de Douro y de la Región de vinos verdes  e o ultimo dia rumamos ao Sul do Pais, mas concretamente a Evora para apresentar as ultimas novidades aos produtores do Alentejo.

 Jean Pierre apresenta diferente bases de espumante e fala das particularidades de cada um, na Estação Vitivinicola da Bairrada.
  Jean Pierre apresenta alternativas ao SO2, no Palácio do Freixo no Porto. 
Jean Pierre faz uma prova comentada de champagnes cheia de glamour, no Palácio de Freixo no Porto.

Comentários

Mensagens populares