Tokaj – o rei dos vinhos da Hungria

O vinho  mais conhecido da Hungria é o Tokaji Aszú que é considerado um dos melhores vinhos de sobremesa do mundo. Originário do Nordeste do país, este vinho é equilibrado graças à acidez natural das uvas e, ainda, conta com a ajuda da Botrytis cinerea – fungo denominado como “podridão nobre” desejado em algumas vinhas para que haja a obtenção de vinhos licorosos.  As variedades usadas na elaboração da bebida são a “Furmint” - que constitui cerca de 60% de todas as uvas plantadas na região, “Muscat Lunel”, “Hárslevelü e “Oremus”, caracterizadas pelo alto nível de acidez.


Localização geográfica da região ode vinhos Tokaj, na Hungria

Diferentes tipos de podridão nobre

As condições geográficas e climáticas são essenciais para que a botrítis, também chamada de “podridão nobre”, ocorra. Nos morros vulcânicos que rodeiam a cidade de Tokaj, onde os rios Bodrog e Tisza se unem, a precisa combinação das enevoadas manhãs frias e húmidas de Outono com as tardes quentes e solarengas, o solo argiloso e vulcânico e as altitudes entre os 100 e os 300 metros de altitude favorece a formação dos fungos que perfuram a pele da fruta, mas deixam a polpa intacta. Estas condições geográficas são o que contribuem para que se reúnam condições especiais para a o produção do enigmático vinho declarado “vinho dos reis e rei dos vinhos” por Luis XIV, em meados do século XVII.

Alguns vinhos provados durante o Master Class sobre Vinhos da Hungria, organizado pela Comitiva da Hungria, para os membros FIJEV, no âmbito do Concurso Citadelles du Vin 2015.

De acordo com o grau de doçura, os vinhos Tokaji Aszú recebem uma classificação que vai de 3 a 6 Puttonyos. O nome “puttony” refere-se às tinas portáteis usadas para carregar as uvas botritizadas. Vinte litros de pasta de uvas botritizadas equivalem a um Puttonyo. Quanto mais Puttonyos adicionados ao vinho base, mais doce é o vinho resultante. Acima do Tokaji Aszú, há uma versão ainda mais doce chamado Aszú Eszencia que é muito raro e muito caro.

A importância deste vinho é tanta que o Tokaj é mencionado no hino nacional da Hungria.

Comentários

Mensagens populares