Terminam os preparativos para o Mediterranean International Olive OilCompetition - TerraOlivo 2015

Que lugar melhor que Israel para organizar um Concurso Internacional de Azeites? Só mesmo Israel. 
As grandes riquezas de Israel são o trigo, o vinho e o azeite, que eram assim a base da sua dieta e as principais fonte de riqueza do país. Um bom exemplo disto são as exportações de azeite de Canaã para o Egipto e a Grécia datadas de mais de 4 mil anos, além de terem sido encontrados vestigios das mais antigas prensas de azeitonas.

É assim neste contexto, que um ano mais se realiza em Jerusalém, o Concurso Internacional de Azeite Extra Virgem - TerraOlivo (Mediterranean International Olive Oil Competition), no hotel Olive Tree Hotel.

O hotel do evento - com o nome e decoração a apelar ao azeite.

Com a presença de vários provadores internacionais, de três continentes, TerraOlivo 2015 está consolidado como o terceiro concurso mais importante para o EVOO World Ranking, que agrupa os resultados de todos os  concursos do mundo, a nível internacional.


Embora, vários países tenham tido vários problemas de produção, esta edição de TerraOlivo 2015, conta já com mais de 407 amostras de azeites inscritas, um número record em relação ao ano anterior. Itália participa este ano com menos amostras e, por outro lado Grécia, Espanha e Portugal são os que até ao momento apresentam mais inscrições.

De momento, estão inscritos 18 países, um número muito importante, já que mais de 7 países produtores árabes não participam e países como a Austrália e Nova Zelândia estão em plena recolha.
Participam países como: Argentina, Chile, Uruguay, Perú, Brasil, USA, Portugal, Espanha, França, Itália, Malta, Croácia, Eslovênia, Grécia, Chipre, Turquia, Africa do Sul, Libano, Israel.

Da Organização de TerraOlivo 2015, comentam-nos que já está tudo preparado para mais uma edição do concurso, mais de 3500 copos azuis com tampa de vidro, aquecedores de azeite e o Hotel  Olive Tree Royal Plaza Jerusalem preparado para receber este evento mundial que transforma Jerusalem - a Capital Histórica de Israel na Capital Mundial do Azeite em Junho, pelo qual já se iniciaram os festejos com as festas das luzes.

Os resultados do Concurso TerraOlivo 2015 serão divulgados dia 14 de Junho numa Cerimónia de Gala com todos os Provadores, sendo que na página web do Concurso podem ser consultados depois do dia 26 de Junho.



Comentários

Mensagens populares