Real Companhia Velha propõe ‘Harvest Experience’ em duas quintas no Douro


Programa de um dia passado entre Carvalhas e Casal da Granja


Depois das férias de Verão inicia-se aquela que os produtores de vinho consideram a época mais importante do ano vitivinícola. É tempo de se “rumar à terra” e de se abrirem as portas da adega onde, de bom grado, se receberão as uvas que durante o ano tanta devoção e empenho se lhes dedicaram.  A Real Companhia Velha estreia este ano um programa de vindimas aberto à participação dos visitantes durienses, nos meses de Setembro e Outubro.

Fonte: RCV
No ‘Real Companhia Velha Harvest Experience’ o convite é para que junte um grupo de amigos, rume ao Douro e celebre as vindimas com a “mão na massa”: comece na emblemática Quinta das Carvalhas, junto ao Pinhão, parta à descoberta da na inovadora Quinta do Casal da Granja, em Alijó, e no final do dia regresse à jóia da coroa da Companhia para um prova dos seus néctares.

‘Real Companhia Velha Harvest Experience’ em diferentes etapas

Visita à Quinta das Carvalhas. A Quinta das Carvalhas é uma propriedade de imensa beleza, com uma posição predominante na encosta da margem esquerda do rio Douro virada para o Pinhão. Cobre toda a colina, estendendo-se do sopé até ao topo e ocupando uma parte da encosta superior da margem direita do rio Torto. As mais antigas referências escritas sobre esta Quinta remontam a 1759, estando as suas magníficas vinhas velhas, de plantação pós-filoxérica, a atingir a respeitável idade de um século. Nada como conhecer a sua essência e recantos na companhia de Álvaro Martinho, engenheiro agrónomo responsável de viticultura da Quinta das Carvalhas e um profundo apaixonado pela região, e por esta propriedade.

Apanha da Uva. A Real Companhia Velha pratica uma viticultura onde há uma extrema valorização do trabalho humano em comunhão com o respeito pela natureza. Na Quinta das Carvalhas a apanha da uva é manual e, raramente, feita por homens! A perfeição e empenho das mulheres fê-las ganhar no terreno.

     Fonte: RCV

   Fonte: RCV
Almoço . Vivendo a autenticidade da época, o almoço é “de vindima”: à mesa feijoada à transmontana regada com uma trilogia de néctares da Real Companhia Velha: branco, tinto e Porto.
. Opções de Brancos: Evel 21 :: Quinta de Cidrô Alvarinho :: Quinta de Cidrô Semillon
. Opções de Tintos: Evel Reserva :: Quinta dos Aciprestes Reserva :: Quinta de Cidrô Touriga Nacional
. Opções de Porto: Quinta das Carvalhas Reserva Tawny :: Quinta das Carvalhas Reserva Ruby

Mesa de Escolha. A selecção das uvas é um dos processos mais importantes: começa por acontecer na vinha e volta a ter lugar na mesa de escolha, à chegada da adega. Uma actividade que envolve a remoção de cachos menos sãos e de folhas que tenham agarradas. Embora de grande concentração é também um momento de alguma diversão!

Lagarada. Os tradicionais lagares de granito são ainda um ex-libris para a produção do vinho do Douro e do Porto. É neles que se produzem os grandes vinhos da Real Companhia Velha, pois permitem uma extração suave e uma vinificação de grande qualidade e em pequenas quantidades. Cantar e brindar no lagar vai ser um dos momentos altos do dia.

Prova de Vinhos. Nada como a degustação dos néctares de Baco para evidenciar toda a paixão que a Companhia imprime no que faz. O programa de vindimas culmina com uma prova de vinhos comentada, com lugar na loja de vinhos da Quinta das Carvalhas. E é finalizando no copo que estará completa uma experiência vínica em torno da cultura e filosofia da Real Companhia Velha.

Programa:
10h15    Chegada à Quinta das Carvalhas
10h30    Visita à Quinta . Experiência de corte
12h45    Almoço na Casa Redonda, no topo da Quinta das Carvalhas
14h30    Partida da Quinta das carvalhas para a Adega da RCV na Quinta do Casal da Granja
15h15    Visita à Adega. Experiência na mesa de escolha
16h30    Lagarada . Brinde com vinho do Porto
18h00    Partida da Quinta do Casal da Granja para Quinta das Carvalhas
18h30    Prova de vinhos na loja da Quinta das Carvalhas
19h30    Fim do programa

Condições:
Preço (com IVA): €85,00
Marcação Obrigatória . Mediante Disponibilidade
Número de Participantes: grupos de 6 a 18 pessoas
Material Necessário: água, chapéu, protector solar, calçado confortável, calções para a lagarada
Outras Informações:
. Todas as visitas são acompanhadas por um técnico da Real Companhia Velha.
. A Real Companhia Velha providencia o equipamento de vindima e transporte entre quintas.

Comentários

Mensagens populares