Wines of Chile no Rio de Janeiro


No último dia 07.08, a Wines of Chile apresentou, no Rio de Janeiro, os “Vinhos da Costa Chilena, Diversidade e Consistência”, no Hotel Copacabana Palace.
A Wines of Chile é uma organização que tem por objetivo promover a qualidade e a imagem do vinho chileno nos mercados nacional e internacional e trabalha junto com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações), oferecendo programas promocionais e educacionais na Ásia, América Latina e Europa. 
AWines of Chile representa cerca de 90 vinícolas. O seu presidente é Mario Pablo Silva, também proprietário da Vinícola Casa Silva.
Como todos sabem, o Chile possui uma geografia única e as suas barreiras naturais, como as Cordilheiras dos Andes, à leste e o Oceano Pacifico e as Cordilheiras da Costa, à oeste, protegem seus vinhedos contra todo tipo de doença, além de fornecer terroirs exclusivos, de preponderância marítima e com grande variedade de solos que têm uma influência direta na qualidade dos seus vinhos.
O clima mediterrâneo oferece verões quentes e secos e os invernos frios e chuvoso, com temperaturas que variam de 25 a 8 graus, mais ou menos, e um vento permanente vindo do Pacífico, criando uma grande amplitude térmica, trazendo assim, frescor, taninos maduros e boa acidez aos vinhos. 
Conforme explicou o enólogo Mario Geiss, o maior conhecedor da vitivinicultura chilena e enólogo da vinícola Casa Silva, o Chile com esta combinação única de um clima mediterrâneo moderado e variadas condições geográficas faz com que o país seja um lugar ideal para uma produção eco-amigável de variados estilos de vinho, com uma vinicultura sustentável e compromissada com a inovação.
A percepção que se tem é que por já possuir vinhos de qualidade a preços acessíveis, a vitivinicultura chilena está, no momento, explorando novos terrenos que permitam aos produtores combinar a variedade de uvas, novos clones e novos experimentos com seus melhores ambientes.
Atualmente, existem vários projetos aonde os enólogos de vinícolas bem conceituadas vêm mostrando uma nova diversidade. Isto não significa que estejam negando os projetos existentes e o já estabelecido, mas estão, apenas, complementado com novos experimentos.



A prova disto foi a masterclass “Vinhos da Costa Chilena – Diversidade e Consistência”, aonde foram apresentados novos estilos de sauvignon blanc, pinot noir, cabernet franc e syrah de clima frio.

A masterclass foi aberta pelo presidente da Wines of Chile e os vinhos foram apresentados pelo premiado sommelier Héctor Riquelme.

Mario Pablo da Silva (Presidente da Wines of Chile) e Héctor Riquelme (Sommelier)

Foram degustados vinhos de várias regiões para que se pudesse ter ideia de sua diversidade e inovação, a saber:


1 – Viña Falernia – Pedro Ximénez – Safra 2013, 13% teor alcóolico, do terroir Valle de Elqui, perto de La Serena. É um vinho com toques florais, frutado, ótima acidez e mineralidade. É um vinho fresco e fácil de beber.
Achei-o bem interessante. Gostei muito. Este vinho é trazido pela importadora Premium de Belo Horizonte e pode ser encontrado, no Rio de Janeiro, na Confraria Carioca, representante da importadora.

2 –Siegel Special Reserve Sauvignon Blanc – Safra 2015, do Vale da Leyda . É um vinho com aromas de frutas brancas em especial, de pera, boa acidez, com um caráter salino e boa persistência.
É um bom vinho. Ele pode ser encontrado na Importadora Tahaa.

3 – Montes Alpha Special Cuvée Sauvignon Blanc – Safra 2014, do Vale da Leyda, na área de Santo Domingo. É um vinho de aromas de frutados, com notas de maracujá, boa acidez, fresco e persistente.
É um bom vinho e pode ser encontrado na Importadora Mistral.
4 – Concha Y Toro – Terrunyo Sauvignon Blanc – Safra 2012, D.O Casablanca, Vale da Casablanca. Aromas citrícos, com muita mineralidade e herbáceo. Tem uma ótima acidez e persistência.
É um excelente vinho. Gostei muito. Foi o melhor sauvignon blanc, na minha opinião. 
É trazido pelo Grupo VCT.
5 – Errazuriz Aconcagua Costa Chardonnay – Safra 2013, da região do Aconcagua, do vinhedo Manzanar. É um vinho com aromas de frutos secos, tropical, bastante mineral, elegante e boa estrutura.
Gostei muito deste vinho que é importado pela Vinci Importadora e Exportadora. 

6 – Secreto de Viu Manent – Pinot Noir – Safra 2013, da região de Casablanca. É um vinho frutado, com aromas de frutas vermelhas, em especial, cereja e morango, leve e fresco. 62% do vinho estagiou durante 8 meses em barricas de carvalho francês usada e o restante 38% foi mantido em tanques de aço inoxidável. 
Este vinho é importado pela Hannover.

7 - Morandé Gran Reserva – Pinot Noir – Safra 2014 – da região de Lo Ovalle em Casablanca . Possui aromas de frutas vermelhas como framboesa, cereja fresca e flores e toques de especiarias. É leve, elegante e persistente. Passou em barricas de carvalho francês de 4 a 5 mil litros.
Ele é trazido pela Importadora Grand Cru.

8 – Arboleda Pinot Noir – Safra 2013 – da região de Aconcagua Costa, do vinhedo Chilhué. Possui aromas frutados, principalmente, de morango, framboesa, cerejas, com notas florais. É um vinho fresco, elegante, com personalidade e persistência,
Foi envelhecido por 12 meses em barricas de carvalho francês, das quais 25% foram novas.
É produzido por Edward Chadwick e importado pela Expand.

9 – Indómita Duette Pinot Noir – Safra 2012, da região do Vale de Casablanca .Aromas frutados de frutas vermelhas maduras, boa estrutura e equilibrado. Envelheceu 10 meses em barricas de carvalho francês.
Este vinho é trazido pela Importadora Barrinhas.
10 - Casa Silva – Cool Coast – Syrah – Safra 2012, da região Costa do Vale de Colchagua, Paredones. É um vinho de cor vermelho escuro profundo, de aromas frutados, com notas florais, fresco, taninos macios, boa acidez e persistente. Um vinho equilibrado e elegante. Um shyrah de clima frio.
Gostei muito deste vinho É um syrah diferente e vale a pena experimentá-lo.
Os vinhos da Casa Silva são importados pela Vinhos do Mundo.

11 – Santa Rita Floresta Cabernet Franc – Safra 2012, da região Costa do Vale Colchagua, em Pumanque. É um vinho de aromas frutados, com toques de especiarias, taninos maduros, elegante e persistente. Foi envelhecido durante 14 meses em barricas novas de carvalho francês.
Gostei deste vinho que é trazido pela Grand Cru.















Finalizada a degustação, fomos agraciados com um coquetel finíssimo, elaborado pelo chef Pierre Petit e acompanhado pelos vinhos dos produtores acima: Arboleda, Falernia, Errazuriz, Casa Silva, Montes, Morandé, Santa Rita, Siegel, Viu Manent, Concha Y Toro, Indómita e de outros que não participaram da masterclass, tais como: Aresti, Bodegas Y Viñedos de Aguirre, Cousiño Macul, Maquis e Requingua.

O evento foi organizado pela competente Alessandra Casolato e sua equipe da  CH2A Comunicação, e, considerado por todos,  um sucesso.
    




Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares