Vinhos de Altitude da Serra Catarinense - Vinícola Vilaggio Grando

Em seguida, fomos para Caçador, na região de Herciliópolis, município de Água Doce, visitar a Vinícola Villagio Grando. Uma vinícola que vale a pena visitar pelo cenário e arquitetura.


A história da vinícola começou e 1998, quando o fundador Maurício Carlos Grando, que era da indústria madeireira, recebeu um amigo francês que lhe indicou o local onde hoje se localiza a vinícola como “um dos grandes lugares do mundo para se plantar uva para produção de qualidade”.
Ele trouxe as mudas da França e o enólogo Jean Pierre Rosier, de Bordeaux, ajudou- o neste início. Nesta época ele, também, iniciou um laboratório de pesquisas para a adaptação das castas, que, atualmente, conta com cerca de cem variedades vitis viníferas, permanentemente, pesquisadas para ver quais as variedades que melhor se adaptam ao terroir catarinense.

Em 2000, foram plantados alguns dos vinhedos existentes que produzem em escala comercial e que melhor se adaptaram à região.

Em 2004, foi a primeira produção de vinho e, também, começaram as assemblages. Produzem vinhos diferenciados e de qualidade. As garrafas são importadas do Chile, as rolhas de Portugal e as barricas são 80% francesas e 15% americanas.

Em 2005, começaram a produzir o vinho Além Mar com o enólogo português Antonio Saramago. Há, ainda, um porto em experimento.

A produção anual da vinícola é de 260 mil garrafas/ano e possui 48 hectares plantados.

 A degustação foi comandada pela sommelière Morgan:

- Villagio Grando Espumante Chance – 100% prossecco, demi-sec, método charmat curto.
- VG Sauvginon Blanc -  Safra 2014, 12,8% teor alcóolico e não passa em barrica.
-Villagio Grando Espumante Brut Rosé -  elaborado com as castas merlot e pinot noir pelo método charmat.
-Villagio Grando – Le Chasseur – Espumante Demi-Sec, 100% riesling.
- Villagio Grando Espumante Brut, elaborado com as castas pinot meunier, pinot noir e chardonnay.
- Villagio Grando Merlot - Safra 2010, 13% teor alcóolico e passa 12 meses em barrica francesa
- Villaggio Gtando Cabernet Sauvignon - Safra 2012, 13,3% teor alcóolico e passa 10 meses em barrica americana e francesa na mesma proporção.
- VG Innominabile – Lote V -   de cinco safras (2004 a 2009) elaborado com sete uvas (cabernet sauvignon, cabernet franc, pinot noir, merlot, malbec, marselan e petit verdot) e safras diferentes e misturadas. A vinificação das castas é separada, mas depois do corte permanecem juntos, na barrica francesa.
-VG Além-Mar, Safra 2009, 12,9% teor alcóolico elaborado com as castas merlot, malbec e cabernet franc. Passa 18 meses em barrica de 1º e 2º uso para envelhecimento.
-Villagio Grando Espumante Brut elaborado com as castas chardonnay, pinot noir e pinot meunier, método charmat longo e passa três meses sur lie.
- Villagio Grando Chardonnay – Safra 2014, 12,8% teor alcóolico e não passa em barrica.
- Villagio Grando – Colheita tardia- Safra 2009, 18% teor alcóolico, elaborado com as castas petit manseng e gros manseng.



OBS: Não foi possível conseguir os valores dos vinhos porque a sommelière estava há cinco meses na vinícola e não sabia e, também, havia muitos outros degustadores, além do grupo da ABS, com 28 participantes e, somente três atendentes. A degustação foi um pouco tumultuada.
Os vinhos são de qualidade e recomendo o VG Innominabile e o VG Além-Mar.
  

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares