Vinhos de Altitude da Serra Catarinense - Vinícola Villaggio Bassetti



Vinhedo Villaggio Bassetti - José Eduardo Pioli Basseti (proprietário), Galpão da Vinícola,  Joelmir Grassi (enólogo)
A primeira vinícola visitada foi a Villaggio Bassetti, que fica a 10 km de São Joaquim, em direção a Lages.

Fomos recebidos por um dos seus proprietários José Eduardo Pioli Basseti (o projeto da vinícola foi elaborado pelos três irmãos Pioli Bassetti) e pelos enólogos Anderson de Cesaro e Joelmir Grassi.
Esta vinícola iniciou suas atividades em 2005, depois de muito estudo e pesquisa sobre a região. Possuem 14 hectares de área plantada, apesar de possuírem 100 hectares. O último vinhedo plantado foi em 2013. A propriedade está a 100 km do mar, numa altura de 1.267 a 1.329 metros.

Plantam as castas pinot noir, cabernet sauvignon, merlot, sangiovese e sauvignon blanc. Num projeto futuro, pretendem plantar cabernet franc e syrah.      

 Sua produção anual é cerca de 25 a 28 mil garrafas. A safra inicial foi colhida em 2008, com o lançamento do vinho Primiero 2008.

 Seus vinhos são elaborados num barracão de madeira, mas possuem equipamentos moderníssimos, com tanques italianos espelhados por dentro, da marca Albrigi, pressurizados e ligados em hidrogênio, e com um sistema de limpeza a vapor. Preservam o vinho sem conservantes e o projeto é focado na limpeza e na tecnologia. Só utilizam barrica francesa, montadas em Portugal.


Segundo José Eduardo, pretendem construir a sede da vinícola quando atingirem a marca de 60 mil garrafas e 25 hectares de área plantada, provavelmente, em 2016.

A vinícola possui um preceito de dar tudo à uva no campo para extrair o melhor dela na vinícola. Os irmãos Pioli Bassetti sempre acreditaram que para fazer um bom vinho é preciso boa uva.
Estão fazendo várias experiências, inclusive, elaborando um vinho laranja, com a casta sauvignon blanc e um de sobremesa pelo método de passificação.

Todos os vinhos são estabilizados em dois graus (brancos e tintos), depois filtrados e alguns são colocados em barrica e, posteriormente, engarrafados. Engarrafam 5 mil garrafas por dia e rotulam 250 garrafas/dia.

As garrafas dos vinhos rosés e brancos são francesas e as dos vinhos tintos são do Chile.


Degustação:
 

- Villaggio Bassetti Rosé – Safra 2013, 13% teor alcoólico, elaborado com as castas pinot noir e merlot;
Preço: R$ 55,00

-Villaggio Bassetti Branco Sauvignon Blanc- Safra 2012, 14,5% teor alcoólico.
Preço 59,00

- Donna Enny – Safra 2013, Sauvigon Blanc, passa em barrica francesa por 15 dias;
Preço: R$ 95,00

-Villagio Bassetti Montepioli - Safra 2013, 13% teor alcoólico, elaborado com as castas cabernet sauvignon e merlot e passa mais ou menos um ano em barrica. Os vinhos são fermentados separadamente em tanque e na barrica, só depois é feito o corte.
Preço: 59,00

-Villagio Bassetti Primiero - Safra 2011, 100% cabernet sauvignon,13,7% teor alcoólico. Passa 2 anos em barrica e 2 anos em garrafa (num total de 4 anos).
Preço: 115,00


OBS: Recomendo o Villagio Basseti Donna Enny. Aromas frutados, cítricos e boa acidez, com um leve toque amadeirado. Um vinho bem elegante.

Comentários

Mensagens populares